Últimas Notícias

Batman v superman: A origem da Justiça | Quem é Apocalipse (Doomsday)?



Então pessoal, depois que o segundo trailer de Batman v Superman: A Origem da Justiça foi lançado, muito se falou sobre o que o trailer entregou (ou não). 
Uma delas foi um dos vilões, Apocalipse (Doomsday no original).

Para falarmos do que esperamos do vilão no filme, vamos antes falar um pouco sobre o conceito do vilão.

Doomsday foi criado para os quadrinhos, se estabelecendo com um dos maiores vilões no início do superman e após de todo universo DC Comics.




O vilão recebeu aqui no Brasil o nome de Apocalipse, pois quando entrou em batalha contra o superman a destruição que ele causou parecia o fim do mundo, então esse foi o nome escolhido pelos editores.

O personagem foi responsável pelo arco de grande sucesso, A Morte do Superman


O Vilão teve surgimento trágico numa Krypton muito distante.
Um grupo de cientistas protegido por um domo tentava criar um ser capaz de exterminar os diversos monstros que habitavam a superfície kryptoniana. 
Um deles teve a ideia de enviar um bebê de outro planeta para fora do domo para ser trucidado pelos monstros. 

Recolhidos os seus restos de DNA, o bebê seria clonado, novamente exposto à atmosfera tóxica e ao ambiente hostil de Krypton e morrer, sendo ano após ano, década após década, recriado e assassinado, até que evoluísse ao ponto de se tornar mais poderoso que as outras criaturas que habitavam o planeta.

Séculos de aperfeiçoamento genético transformaram completamente o trágico bebê. 


Ele ganhou saliências ósseas sobre uma pele cinzenta e ultrarresistente. Seus órgãos internos se perderam. Sua capacidade de resistir a qualquer ambiente hostil tornou-o invulnerável a praticamente tudo, de projéteis a bombas nucleares. 
Sua força tornou-se quase ilimitada; seu reflexo e agilidade, incríveis. Por meio de memória genética, ele ganhou poder de regeneração, ressuscitando cada vez mais poderoso. Pela memória psicológica, um ódio mortal por todos os habitantes de Krypton.



O cânone de Doosmday foi estabelecido no consagrado arco dos quadrinhos, de 1992 A Morte do Superman. De premissa simples e bombástica, a história acompanha o embate épico entre Superman e seu primeiro inimigo a rivalizar à altura de seus superpoderes. O Homem de Aço e o Apocalypse destroem Metrópolis numa luta até a morte, para ambos. 

As HQ's que se seguem exploram a repercussão mundial do evento e o surgimento de quatro sucessores do Super-Homem.
A última edição acompanha o retorno do herói.


O feito único de Apocalypse elevou-o ao patamar de vilão histórico das HQ's (comparável a Bane em relação ao Batman, por exemplo). Assim sendo, ele foi reaproveitado em outras histórias e ganhou diferentes versões. 










O Apocalypse também apareceu na série teen da CW, Smallville. O personagem é apresentado a partir de um alterego: Davis Bloome (Sam Witwer), um gentil paramédico do Hospital Geral de Metrópolis que vai se tornando cada vez mais sombrio ao descobrir sua origem. Ele é filho de Zod e Faora, que fundem seus genes aos das mais perigosas bestas kryptonianas para se vingar de Jor-El, matando o seu filho, Kal-El. Davis chega à Terra logo após Clark (Tom Welling) e sua passagem inclui uma estada na mansão Luthor !


















E então chegamos ao novo Apocalypse! 


O trailer mais recente confirma uma participação que vinha sendo apenas especulada, além de muito temida por fãs de quadrinhos. 


A visão de muitos é que um vilão tão importante merecia surgir num filme com menos personagens, aparecendo como o único antagonista. 


Por outro lado, seu visual é condizente com o cânone das HQ's e sua origem está bem conectada aos eventos de O Homem de Aço: Lex Luthor (Jesse Eisenberg) cria o monstro a partir do corpo de Zod (Michael Shannon), reunindo elementos das variadas versões do alienígena, criando uma máquina de combate para deter o super. 


Muitos fãs falaram da aparência do vilão, dizendo que ele não se parece em nada com a versão dos quadrinhos e animações, além de acusarem o trailer de ter estragado a surpresa.


Mas assim como nos quadrinhos Apocalipse deve evoluir para um visual mais grotesco e cheio de ossos, eu acredito que ele pode ser derrotado em um primeiro momento e voltar mais perto do final do filme como uma ameaça ainda maior.

Além de que temos uma grande mente como outro vilão do filme, que pode surpreender no final.




Caso você queria saber mais curiosidades sobre o Apocalipse da Marvel, que vai ser o tema do próximo filme dos X-men, a gente tem uma matéria legal: AQUI

2 comentários

Unknown disse...

Porra Welton massa brother,vou frequentar mais vezes !!!!

Unknown disse...

Porra man gostei,vou começar a frequentar mais vezes aki,não sabia que tu gostava de HQs!