Últimas Notícias

[Resenha] Batman | Ano Um - Frank Miller - David Mazzucchelli - Editora Dc Comics




Escrita por Frank Miller e ilustrada por David Mazzucchelli, a história foi se passa entre as edições #404 a #407 dos quadrinhos do Batman em 1987.

Foi na época em que a Dc comics resolver "arrumar a casa". Naquela época a editora era povoada por um sem número de universos paralelos, cada um com seu próprio elenco de personagens, todos muito parecidos entre si. 

Batman: Ano Um, foi a primeira hq do homem morcego a abordar o inicio da jornada de Bruce Wayne como vigilante mascarado, até então o passado do batman não mostrava nada mais do que a morte de seus pais, premissa que seria utilizada futuramente para compor o filme Batman Begins, onde Christopher Nolan utiliza vários elementos da história no filme.

Frank Miller, que já tinha abordado o futuro do Batman em O Cavaleiro das Trevas, volta aqui para escrever a origem do mito.

Assim como no filme, vemos um Batman retornar de sua jornada de treinamento, tanto mental como físico, em paralelo acompanhamos um Jovem James Gordon, ainda tenente, chegar a cidade junto com sua esposa.

A Gotham aqui é mostrada como uma cidade corrupta e cheia de crimes em vários níveis, onde Gordom se vê como um dos poucos policiais honestos.

É aqui que vemos Bruce entender que precisa ser mais que um vigilante, que precisa se tornar um mito para alcançar seu objetivo.






Um cena clássica do quadrinho é a do morcego que invade a mansão dando, lembrando Bruce de seu medo e fazendo com que ele o utilize como símbolo e utilizando o a seu favor.

Vemos a origem da Mulher-Gato, retratada como uma prostituta que acaba por ver no surgimento do Batman uma oportunidade para construir um alter-ego e vivenciar fortes emoções, assim como lucrar com isso. Essa origem não é considerada canônica na atual linha de histórias da DC Comics, mas não deixa de ser uma das mais conhecidas e marcantes.

É também nesse arco que vemos o Batman criar uma relação com um dos seus primeiros aliados, o assistente de promotoria Harvey Dent.


Uma das principais famílias mafiosas de Gotham, os Falcone, também recebem destaque no enredo.


Todo universo criado em Ano Um, serviu de base para outros arcos muito famosos como Longo Dia das Bruxas e Vitória Sombria.

Ano um é um dos arcos essenciais para quem quer saber mais sobre o Homem Morcego.

Nenhum comentário